PIT MONSTER

Grupo: Cães Terrier

Função: Guarda

 País de origem: Brasil

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

Descrição Geral: Trata-se de um cão forte, de alta lealdade e amabilidade ao mesmo tempo. Tem como destaque físico sua força, corpo e crânio bem volumosos e fortes. Não deve de maneira alguma ser agressivo, e esse comportamento é altamente indesejável.

Características: O Pit Monster deve apresentar características físicas robustas, deve ser forte e proporcional como um todo. Tendo assim ossatura larga, o corpo pesado e poderoso, não devem ser “gordos”.

Cabeça: O Pit Monster deve possuir a cabeça grande e larga, seu crânio, deve passar a idéia de imponência. Crânio e focinho, quando em lateral devem possuir paralelismo, não deve ser fraca nem estreita, sendo isso uma falta.

Focinho: Deve possuir focinho bem largo e este deve ter profundidade e afunilar suavemente do stop até a trufa. Pode ser de qualquer cor, porém as trufas sem pigmentação, são consideradas faltas.

Olhos: Devem possuir tamanho médio, de cor amendoada e separados entre si, podem ser de qualquer cor, porém olhos de cores diferentes são desencorajados, porém olhos esbugalhados ou assimétricos, devem ser considerados faltas gravíssimas.

Orelhas: Possuem inserção alta, ao natural devem ser em “rosa”, no caso de serem caídas, não podem ser muito longas, e as orelhas eretas (que estejam em pé) devem ser consideradas faltas graves.

Pescoço: Tem seu comprimento moderado e muito forte. Ele se alarga gradualmente até chegar na junção do corpo.

Peito: Largo e profundo, possui as costelas arqueadas, o que deve lhe proporcionar um corpo forte e largo.

Dorso: Deve ser forte, podendo ser levemente inclinado para a garupa, porém o dorso reto é aceitável.

Dianteiros: Ossos “finos” devem ser indesejados, devendo esses, ser fortes e musculosos, as pernas são retas e afastadas um as das outras, pernas em formato de “barril” são indesejadas.

Posteriores: São igualmente fortes aos anteriores, os jarretes devem ser angulados, jarretes de “vaca” ou pouco angulados devem ser considerados faltas. As pernas e coxas devem ser proporcionais.

Pés: Devem ser redondos, de proporção ao tamanho do cão, dedos juntos, pisada espalmada, achinelada ou qualquer desvio, devem ser considerados faltas.

Cauda: Se insere em continuidade à linha do dorso, afinando até a ponta. Deve estar com sua ponta colocada até o jarrete quando o cão se encontra relaxado, quando este está alerta ela fica na linha do dorso e em caso de excitação pode estar postada alta.

Pelagem: Deve ser lisa e brilhante, nunca longa, o pelo é levemente áspero.

Cores: Todas as cores e marcações são aceitas.

Altura e Peso: Deve ser um cão proporcional, naõ devendo ser gordo nem magro, e sim forte. Os machos devem ter mais de 50 cm de altura e as fêmeas, mas de 45 cm. O peso para machos é acima de 45 kg e para as fêmeas acima de 40 kg, porém vale lembrar que deve se obedecer à proporção que constitua um cão saudável.

Movimentação: Ele se movimenta com uma marcha imponente e atlética, possuindo um amplo alcance entre a dianteira e traseira.

Temperamento: Deve ser fiel e territorialista, não deve ser apático, porém agressividade excessiva é tida como falta.

FALTAS: Qualquer desvio deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na proporção de sua gravidade.

FALTAS DESQUALIFICANTES:

– Todo cão que apresentar sinal de agressividade com humanos.

– Desvios graves em sua estrutura e anomalias genéticas.

– Pelagem Longa

– Machos que não apresentem os dois testículos, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.