INFORME

Dicas

Dilatação

03/05/2024 13:44:05

Dilatação - Medidas Preventivas

Este é um dos problemas de saúde mais intrigantes nos cães e um dos mais temidos pelos donos de cães. Ele pode surgir a qualquer momento e sem aviso. Freqüentemente descrito como o "matador silencioso", a complexa síndrome de Dilatação/Vólvulo Gástrico (DVG), também chamada de dilatação, constitui uma emergência ameaçadora para a vida.

Ter consciência deste matador em potencial começa compreendendo-se exatamente porque a síndrome de DVG é perigosa e mortal. Ela é caracterizada pela expansão do estômago com gás ou material espumante (dilatação). O estômago não se esvazia normalmente. É difícil para o alimento se deslocar para os intestinos ou passar na outra direção como vômito.

A dilatação pode ser seguida de uma rotação do estômago (vôlvulo ou torção) que efetivamente fecha a entrada e a saída do estômago. Não é possível obter alívio para este estado de distensão. Esta rotação comprime uma das principais veias que levam o sangue até o coração, deprimindo severamente a circulação sangüínea normal. Sem o tratamento imediato pelo veterinário, este problema pode rapidamente levar ao choque e à morte.

Estudos mostram que o avanço da idade constitui um fator de risco significativo. A probabilidade de sofrer uma DVG é, pelo menos, duas vezes maior nos cães com mais de 7 anos de idade do que nos cães com 2 a 4 anos de idade. A predisposição genética também pode ser um fator de risco. A DVG ocorre, basicamente, em cães grandes com peitos profundos.

É amplamente aceito que a dieta não causa a DVG. Estudos indicam que os cães com DVG tinham padrões de comportamento segundo os quais eles ingeriam, rápido demais, uma grande quantidade de ar ao engolirem, água ou alimento. Estes estudos sugerem que a forma como um cão é alimentado pode reduzir o risco de DVG. As seguintes precauções podem ser úteis:

  • A alimentação não deve ser precedida e nem seguida de exercício.
  • Os cães que, habitualmente, engolem seu alimento rápido demais podem beneficiar-se da mistura de alimento seco com água. Isto aumenta o volume do alimento e ajuda a fazer com que o cão coma mais devagar.
  • Em uma casa com vários animais, alimente os cães, individualmente, em um local sossegado de modo que eles possam comer mais devagar. Isto pode ajudar a acalmar os cães que engolem seu alimento apressadamente ou que sentem que têm que protegê-lo enquanto comem.
  • É recomendável dar-lhes duas ou mais refeições pequenas em um dia.
  • Não se deve deixar que os cães bebam água imediatamente após o exercício ou após um estado de excitação indevida.
  • Faça qualquer mudança na dieta de um cão, gradualmente, no decorrer de um período de 7 a 10 dias.
  • A alimentação não deve ser precedida e nem seguida de exercício.
  • Dê apenas alimento para cães de alta qualidade. Evite dar sobras de comida. Evite que eles tenham acesso a outras fontes de alimento, tais como latas de lixo.

Embora não exista nenhuma medida que garanta a prevenção da DVG, estudos científicos sugerem que as seguintes estratégias podem ajudar a reduzir o risco:

  • Procure evitar situações estressantes para o seu animal de estimação, tais como som alto de música de rock ou a excitação de grandes ajuntamentos de gente.Se possível, evite ou minimize a interrupção da rotina regular do seu cão.
  • Se você colocar seu cão em um canil-hotel, instrua o pessoal do canil sobre dieta a ser administrada a ele, a quantidade a ser dada e como alimentá-lo. Deve-se enfatizar a importância de não se alterar a dieta ou a rotina de alimentação do seu cão.

A DVG pode atacar a qualquer momento. Os primeiros sinais de aviso incluem:

  • Um súbito sinal de desconforto. Um cão com DVG pode ganir, andar para lá e para cá, sentar-se e levantar-se de novo em um esforço inútil para se sentir confortável.
  • Tentativas freqüentes para vomitar são inúteis.
  • A área abdominal atrás das costelas mostra-se dilatada.
  • Dor e distensão abdominais tornam-se mais evidentes.
  • O cão pode não ser capaz de levantar-se.
  • Sinais de choque tornam-se evidentes: gengivas descoradas, batimento cardíaco rápido e respiração superficial irregular.

A DVG é ameaçadora para a vida e um tratamento de emergência deve ser obtido imediatamente. Não espere que os sinais progridam para providenciar a assistência do veterinário.

Uma Consideração Final

Mantenha as informações sobre os contatos de emergência para o seu cão e os outros animais da casa perto do seu telefone e em sua carteira de dinheiro. Estas informações devem incluir o número do telefone e o endereço do seu veterinário e da clínica de emergência de animais de estimação mais próxima que funcione à noite e em fins de semana. Se você tiver que correr com o seu animal até o seu veterinário, telefone primeiro para ter certeza de que ele ou ela estará na clínica para recebê-lo.

 

Fonte :

cinobras