INFORME

Dicas

Fazendo bonito na vizinhança!

03/05/2024 10:27:15

Como o seu Animal de Estimação pode Ser um Bom Vizinho

Imagine como seria se seu cão ou gato vivesse na casa ao lado da sua. Como você o classificaria como vizinho? Considerando que você curte o companheirismo do seu animal de estimação, um pequeno esforço extra de sua parte ensinará a ele como ser um bom vizinho. O ideal é começar quando o seu animal é novo.

Entretanto, em qualquer idade, um cão pode ser treinado para obedecer, pelo menos, a cinco comandos básicos - "Venha", "Senta", "Junto", "Fica" e "Deita". A melhor forma de ensinar o seu cão a obedecer é levá-lo a freqüentar uma escola de obediência canina. Os clubes-canis, organizações beneficentes e divisões de extensão de algumas universidades oferecem cursos de obediência. Existem também muitos bons livros sobre adestramento de obediência.

Você sabe que existem leis em sua comunidade relativas às responsabilidades dos proprietários de cães? A maioria das comunidades requer que cada cão em uma casa seja registrado. Algumas têm limites para o número de cães e gatos que uma casa pode ter. Muitas comunidades têm leis relativas a "pazinhas para recolher cocô", que requerem que os donos recolham o excremento dos seus cães. Exista a lei ou não, recolher o excremento do seu cão reflete sua consideração para com os outros. Muitas municipalidades requerem que os cães passeiem presos a uma guia. Cães que perambulam pelas ruas podem ser recolhidos e os proprietários têm que pagar multas para recuperá-los.

Passeios diários podem ser gratificantes para você e para o seu cão quando ele está treinado para caminhar calmamente ao seu lado, numa guia frouxa. Este adestramento contínuo ajuda a controlar o seu cão para que ele não pule sobre as pessoas ou outros cães.

Um quintal fechado por um muro é a melhor forma de evitar que seu cão suje ou cave o chão no quintal de um vizinho. Se seu quintal não for murado, procure correntes para cães nas lojas de animais de estimação e catálogos. Duas das mais populares são a de poste giratório (swivel stake) ou a que é presa num anel fixado numa árvore (tree trolley). Um poste??h giratório fixado firmemente no chão funciona bem para conter os cães de raça menores. Uma extremidade da corrente fica presa no poste e a outra, na coleira do cão, dando a ele liberdade para correr sem ficar enredado em volta de uma árvore ou um poste. Todavia, os cães maiores (mesmo filhotes de raça gigante) podem arrancá-los do chão. A corrente de árvore (tree trolley) é fixada numa árvore, mas permite que o cão corra em volta da árvore sem que a corrente fique presa.

Um cão que late continuamente pode tornar-se um aborrecimento para a vizinhança.

Passeios e períodos de brincadeira regulares com o seu cão, bem como seu adestramento para obedecer comandos, ajudarão a evitar que fiquem enfadados.

Se você for dono de um gato, mantenha-o dentro de casa e você evitará problemas com os vizinhos, bem como evitará que ele seja atropelado por um carro, encontre cães agressivos ou seja atacado por outros animais.

Quando não castrado, o animal de estimação pode tornar-se um visinho indesejável. Geralmente, uma cadela entra no cio duas vezes por ano e o período do cio dura cerca de três semanas. Durante este período, os machos serão vistos rondando sua casa, possivelmente latindo e tornando-se uma amolação para você e seus vizinhos. Se você se decidir a cruzar sua cadela mais tarde, de forma responsável, a melhor forma de resolver a situação é colocá-la em um canil tipo pensionato durante o cio. Do contrário, você deverá mantê-la dentro de casa a maior parte do tempo. Quando você levá-la para passear, esteja preparado para afugentar os machos. Jamais solte-a da guia.

Um macho castrado é, geralmente, mais calmo e mais amigável. É menos provável que ele se ponha a correr atrás de fêmeas no cio e brigue com outros cães.

É improvável que um animal de estimação em bom estado de saúde dissemine doenças. Mantenha seus animais bem nutridos dando-lhes uma ração para animais de estimação nutricionalmente completa e de qualidade balanceada. Leve-os ao seu veterinário regularmente de modo a manter suas vacinações em dia e ter certeza de eles estão sem parasitas internos e externos e em bom estado de saúde geral.

Uma Consideração Final

A identificação apropriada do seu animal de estimação é importante. Os cães devem usar coleiras com uma etiqueta de identificação, bem como ter uma identificação do tipo microchip ou tatuagem. Se seu gato tiver sua permissão para sair de casa, treine-o para usar uma coleira de segurança ajustável e uma etiqueta mencionando o nome do seu gato e o número do seu telefone a fim de distingui-lo dos gatos extraviados. A identificação apropriada permitirá que alguém contate você se o seu animal estiver perambulando longe de casa.

 

Fonte :

cinobras