INFORME

Dicas

Cuidando dos cães no frio.

03/05/2024 09:55:59

Cuidados na Estação Fria

Em muitas regiões do país, nós estamos preparando nossas casas para os dias mais frios do inverno. Mas e quanto aos nossos animais de estimação? Estamos preparando os mesmos para enfrentar os desafios do inverno rigoroso?

O alimento apropriado é uma consideração fundamental. Os animais de estimação bem nutridos, particularmente aqueles alojados do lado de fora da casa, estão melhor preparados para gerar energia suficiente para enfrentar o frio. Consegue-se isto facilmente administrando-se um alimento para cão ou gato, de alta qualidade, nutricionalmente completo e balanceado. Você não precisará de nenhum suplemento visando um estado saudável, a menos que seu veterinário o recomende. Se este for o caso, as chances são de que seu animal de estimação não deverá ser alojado fora de casa.

Os cães alojados dentro de casa podem requerer menos alimento para manter o bom estado do seu organismo. Eles tendem a ser menos ativos e a gastar menos energia. Mas, por favor, cuide para eles continuem a passear e a brincar. Os cães de pêlo curto ou geriátricos ou aqueles com problemas de saúde precisam do calor protetor de uma suéter ou jaqueta para cão durante os passeios ao ar livre.

Se você observar um ganho ou perda de peso, ajuste as porções de alimento conforme necessário. Se você tiver perguntas a fazer com relação ao estado do organismo do seu animal de estimação, consulte seu veterinário.

Os animais de estimação que vivem do lado de fora da casa precisam de abrigo para se esconder do frio severo. O abrigo do seu animal deve ser isolado, elevado, protegido contra os ventos dominantes e hermético. Como eles usam seu próprio corpo para se manterem quentes, o abrigo deve ser suficientemente pequeno para conservar o calor do seu corpo. Sua cama deve ser mantida limpa e seca.

Um gato que vive do lado de fora da casa pode achar atraente o abrigo de um carro estacionado. Antes de dar partida, bata no capô ou levante-o e efetue uma "verificação para certificar-se de que não há gatos".

Espero que você faça "verificações das patas", como uma parte regular de sua rotina de cuidados no inverno. Enxugue as patas completamente. Do contrário, a umidade poderá ficar presa e causar feridas. Sal e outros agentes de descongelamento espalhados nas calçadas e rodovias também podem irritar as patas e fazê-las sangrar.

A umidade é um perigo do inverno. Seque o seu animal de estimação se ele ficar molhado e faça tudo para mantê-lo seco.

Você poderá descobrir que a pele do seu animal de estimação está seca e descamando. Este é, usualmente, o resultado de uma baixa umidade. A escovação freqüente ajuda a remover pêlos e pele mortos e estimula as glândulas sebáceas.

Embora o fogo na lareira seja aconchegante, ele pode criar problemas para animais de estimação. Os gatos deleitam-se com o seu calor. Todavia, se eles se deitarem perto demais do fogo, eles correrão o perigo de serem atingidos pelas brasas ou centelhas. O calor da lareira também contribuem para a pela ficar seca. A fumaça da lareira podem causar problemas respiratórios em alguns animais. Mantenha as lareiras com tela de proteção e treine os seus animais a se manterem a uma distância segura.

Uma lesão da pele poderá resultar da exposição ao frio, cujos sinais são tecidos rosados e avermelhados, tecidos brancos ou acinzentados, evidência de choque e formação de escamas na pele e uma possível descamação de pele morta. As orelhas, almofadas plantares e cauda são as partes afetadas com mais freqüência.

Vamos torcer para que seu animal jamais sofra uma lesão da pele causada pelo frio. Se o impensável ocorrer, lembre-se, por favor: Os tecidos congelados jamais devem ser esfregados, pois isto causará danos adicionais aos tecidos. Um tratamento imediato pelo veterinário será necessário. Se isto não for possível, aqueça a área afetada, rapidamente, mergulhando-a em água morna, nunca quente, ou aplicando toalhas úmidas que deverão ser trocadas freqüentemente. Assim que os tecidos afetados ficarem avermelhados, pare de aquecer. Seque os tecidos afetados, suavemente, e cubra-os, levemente, com uma bandagem limpa, seca e não aderente.

Um cão ou gato que sofreu uma lesão causada pelo frio deve ser protegido contra a exposição ao frio. Os tecidos lesionados pelo frio são mais susceptíveis de sofrerem novamente um congelamento.

Uma Consideração Final

Os filhotes de cães e gatos e os animais de estimação geriátricos são particularmente vulneráveis durante a estação de inverno rigoroso. Dê-lhes, por favor, uma atenção extra. Se você tiver quaisquer preocupações com o bem-estar e a saúde do seu animal de estimação durante os meses frios que estão por vir, consulte seu veterinário.

 

Fonte :

cinobras