IRISH WOLFHOUND

Grupo: Cães de Caça e Presa

Função: Cão de Caça de Lobos e Cervos

País de origem: Irlanda

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

APARÊNCIA GERAL: o Wolfhound Irlandês não deve ser tão pesado e massudo quanto o Dogue Alemão, porém, mais do que o Deerhound, o qual ele se parece ao seu tipo geral. De grande porte e aparência dominante, muito musculoso, forte em sua construção elegante, movimentação fácil e ativa; cabeça e pescoço portados altos; cauda portada com uma suave curva para a extremidade. De tamanho grande, incluindo a altura nos ombros e proporcional ao comprimento do tronco, é desejado que se tenha o propósito, de estabelecer fi rmemente uma raça que deva ter a média de 81 cm a 86 cm para os machos, mostrando o requisito poder, atividade, coragem e simetria.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: “cordeiro em casa, leão na caça”.

CABEÇA: longa e plana, portada alta; os ossos frontais do focinho levemente elevados e ligeiramente pronunciados entre os olhos. REGIÃO CRANIANA – Crânio: não muito largo. REGIÃO FACIAL: Focinho: longo e moderadamente pontudo. Dentes: ideal, mordedura em tesoura; torquês aceitável. Olhos: escuros. Orelhas: pequenas, em rosa, (portadas como as do Greyhound).

PESCOÇO: bastante longo, muito forte e musculoso, bem arqueado, sem barbelas ou pele solta na garganta. TRONCO: longo, costelas  elevadas. Dorso: mais para longo do que curto. Lombo: ligeiramente arqueado. Garupa: bem larga acima dos quadris. Peito: muito profundo, moderadamente largo, esterno largo. Costelas: bem arqueadas. Linha inferior: bem esgalgada. CAUDA: longa e ligeiramente curvada, de espessura moderada e bem coberta por pêlos.

MEMBROS – Anteriores: Ombros: musculosos, dando largura ao peito, inseridos inclinados. Cotovelos: bem abaixo do corpo, não virando nem para dentro, nem para fora. Braços: musculosos, de ossatura forte, quase retos. Posteriores: Coxas: longas e musculosas. Joelhos: bem angulados. Pernas: bem musculosas, longas e fortes. Jarretes: bem descidos e não virando nem para dentro, nem para fora. PATAS: moderadamente grandes e redondas, não virando nem para dentro, nem para fora. Dedos bem arqueados e fechados. Unhas muito fortes e curvadas.

MOVIMENTAÇÃO: fácil e ativa.

PELAGEM – Pêlo: áspero e duro no tronco, pernas e cabeça  especialmente de arame. Pêlos sobre os olhos e barba especialmente de arame.

COR E MARCAÇÕES: as cores reconhecidas são: cinza, tigrado, vermelho, preto, branco puro, fulvo ou qualquer cor que apareça no Deerhound.

TAMANHO / PESO – altura desejada: 81 a 86 para os machos. altura mínima:  machos: 79 cm. peso mínimo:  machos: 54,5 kg altura mínima: fêmeas: 71 cm. peso mínimo:  fêmeas: 40,5 kg .

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta  e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

– cabeça muito leve ou muito pesada.

– ossos frontais altamente arqueados.

– anteriores tortos, metacarpos fracos.

– posteriores fracos e uma ausência geral de músculos.

– tronco muito curto.

– dorso selado ou carpeado ou inteiramente reto.

– orelhas largas e pendentes planas rente à face.

– patas tortas.

– dedos abertos.

– pescoço curto; barbelas.

– peito muito estreito ou muito largo.

– cauda excessivamente enrolada.

– trufa de outra cor senão preta.

– lábios de outra cor senão preto.

– olhos muito claros. Borda dos olhos de cor rosa ou fígado.

NOTAS:

–  os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.