FOXHOUND AMERICANO

Grupo: Cães de Caça e Presa

Função: Cão de Caça

País de origem: Estados Unidos da América

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

APARÊNCIA GERAL: um típico cão de caça, com boa musculatura, porém sem ser exagerada, sua cabeça e corpo diferem visivelmente do Foxhound Inglês

CABEÇA: deve ser bastante longa, ligeiramente abobadada no occipital. REGIÃO CRANIANA  Crânio: largo e cheio. Stop: moderadamente de?nido. REGIÃO FACIAL  Focinho: de bom comprimento, reto e de forma quadrada. Olhos: grandes, inseridos bem separados, ternos como de um hound; expressão gentil e suplicante. De cor marrom ou avelã. Orelhas: inseridas moderadamente baixas, longas, atingindo a ponta do nariz quando esticadas; de textura fina; bastante largas, com ausência de força erétil; bem ajustadas  à cabeça, com as bordas anteriores ligeiramente viradas para as bochechas; pontas  arredondadas.

PESCOÇO: subindo livre e ligeiramente dos ombros; bastante substancioso, sem  ser pesado; de comprimento médio. Seca na garganta e livre de barbelas. Entretanto,  uma ligeira ruga abaixo do ângulo do maxilar, é permitida.

TRONCO  Dorso: moderadamente longo, musculoso e forte. Lombo: largo e ligeiramente arqueado. Peito: deve ser profundo para dar lugar  aos  pulmões,  porém  estreito em relação à profundidade, quando comparado ao Foxhound Inglês,  71 cm  de  perímetro é  considerado bom em um cão de 58 cm de altura. Costelas: bem arqueadas; as últimas costelas devem se estender bem para trás. Flancos: um ?anco de 7,6 cm proporciona elasticidade. CAUDA: inserida moderadamente alta; portada alegremente, com uma ligeira curva,mas não sobre o dorso; com uma ligeira pelagem em pincel.

MEMBROS  Anteriores: retos, com boa ossatura. Ombros: inclinados,  bem de?nidos, musculosos, nem  pesados, nem grosseiros,  demonstrando liberdade de movimentos com atividade e força.  Metacarpos: curtos e retos. Patas:semelhante as da raposa. Dedos bem arqueados, unhasfortes, almofadas cheias  e duras. Posteriores  Quadris e coxas: fortes e musculosos, demonstrando grande poder de propulsão. Joelhos: fortes e bem descidos. Jarretes: firmes, com angulações simétricas e moderadas. Patas: fechadas e firmes.

PELAGEM  Pêlos: fechados; pelagem dura típica de Hound; de comprimento médio.

COR: qualquer cor.

TAMANHO – Os machos não devem ter menos de 56 cm  ou mais de  63,5 cm. as fêmeas não devem ter menos de 53 cm  ou mais de  61 cm. a medida deverá ser tomada, da ponta da cernelha, com o cão em posição natural e  com as patas bem aprumadas abaixo dele.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta  e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

· crânio muito plano, topo estreito, excessivamente abobadado. · nariz romano ou arrebitado, dando

uma expressão dish­face. · focinho longo e pontudo, caindo abruptamente abaixo dos olhos ou muito

curto.

· olhos pequenos, agudos  como de um Terrier; ou proeminentes e protuberantes. · orelhas curtas,

inseridas  altas  ou com uma tendência a elevarem­se  acima  da  inserção. · pescoço grosso, curto,

pesado, portado no nível dos ombros. Garganta com barbelas  ou dobras de pele. · dorso muito longo,

selado ou carpeado. · lombo plano, estreito. · peito excessivamente largo ou com pouca de

profundidade. · costelas planas. · cauda longa. Curvada em forma de chaleira ou inclinada para a frente

desde a raiz. Cauda de rato. Completa ausência de pêlos em pincel. · anteriores tortos. · ombros retos.

 cotovelos para fora. · carpo formando uma curva para a frente ou angulado para trás. · jarretes de vaca ou jarretes retos. · patas longas, abertas ou espalmadas. · falta de musculatura e de poder de

propulsão. · pelagem curta, fina ou de qualidade macia.

NOTAS: · os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos  e acomodados na bolsa escrotal.

· todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado